SERGIO RODRIGUES no Atelier Fernando Mendes

MAIÊUTICA

"Se vivemos um momento em que os olhos do mundo se voltam para nós e vislumbramos a chance de dar um grande passo, é essencial encontrar expressões específicas para nosso design. É desejável e oportuno o exercício do diálogo, ferramenta crucial na busca do entendimento.

Bons diálogos acontecem entre pessoas com interesses comuns. Não importa idade, sexo, nacionalidade ou parentesco. E interesses comuns Sergio Rodrigues e Fernando Mendes têm de sobra. De pianos a carros, de aviões a maquetes - e tudo que pode ser construído a partir da madeira. Barcos. Brinquedos. Casas, Encantadas ou não. E também o profundo apreço pelo desenho, pelo detalhe de uma simples curva que dá sentido a um produto, o pensamento construtivo, o domínio da técnica, o gosto pela madeira e a crença de que um móvel deve ser um objeto de arte e de conforto.

Modelo de longevidade, esse prazenteiro diálogo mestre-discípulo - em que Sergio, Socraticamente, encoraja seu interlocutor a descobrir suas próprias verdades - promete continuar durando. Enquanto compartilharem inspirações, enquanto Fernando se encantar pelo carisma e paixão de Sergio pelo trabalho, e pela relação afetiva que cria em tudo que faz com seu bom humor e entusiasmo contagiantes – características que exalam pelos poros de cada um de seus produtos. E enquanto Sergio admirar em Fernando o gosto pelo produto da marcenaria artesanal, aquela feita de conhecimento, paciência e técnica na construção de cada detalhe, mistura de soluções precisas e respeito pelo projeto.

Além de construir seus próprios produtos, ao longo dos últimos anos Fernando tem tido a oportunidade conviver com o grande acervo de desenhos de Sergio, escarafunchar antigos projetos e localizar protótipos adormecidos. Este, por sua vez, tem tido a chance de rever algumas de suas criações, esquecidas ou incompletas, e permitir que ganhem vida nova a partir de soluções construtivas elaboradas no cerne desta parceria com um profissional profundamente dedicado e competente, que não vê divisão hierárquica entre o criar e o fazer.

Esta exposição conjunta materializa parte desse extenso diálogo produtivo. São peças nascidas de um entrelaçar de mãos que acreditam que a criação é capaz de transpor restrições e limitações, e que o conhecimento do fazer é parte do saber projetar."

Baba Vacaro, diretora de criação da loja Dpot de São Paulo  |  Catálogo da exposição Diálogos · Sergio Rodrigues e Fernando Mendes | abril 2013

 

"Os sete anos que trabalhei no estúdio de Sergio Rodrigues representaram para mim mais do que as duas faculdades que cursei (desenho industrial e arquitetura). Lá aprendi a importância do entusiasmo ao se projetar, um sofá, uma casa ou um ambiente, não importa o que.

Quando comecei a fabricar artesanalmente o mobiliário do Sergio percebi que suas criações são bem mais do que uma poltrona, uma mesa, uma cadeira. São seres impregnados de emoção e vitalidade. Pode-se dizer em alguns casos que uma cadeira é fêmea ou que é macho, outra parece que anda se virarmos de costas, e assim vai... Sergio cria com a alegria de uma criança, suas peças são brinquedos para gente grande.

O licenciamento de cerca de cinquenta peças concedido ao Atelier Fernando Mendes vem celebrar vinte anos de trabalho e convivência com o grande Mestre Sergio Rodrigues."

Fernando Mendes

 

VEJA AQUI PRODUTOS DE SERGIO RODRIGUES do Atelier Fernando Mendes

 


atelier@fernandomendesdesigner.com.br  |  55 21 3474 0884

Copyright © 2013  |  Todos os Direitos Reservados.

Fernando Mendes Designer